Click to copy, then share by pasting into your messages, comments, social media posts and websites.
Click to copy, then add into your webpages so users can view and engage with this video from your site.
Report Content
We also accept reports via email. Please see the Guidelines Enforcement Process for instructions on how to make a request via email.
Thank you for submitting your report
We will investigate and take the appropriate action.
Vila Velha (Administração Souza Lima - 1935)
VILLA VELHA, SE PASSADO HISTORICO E SEU PRESENTE DE MAGNIFICAS REALIZAÇÕES.
O QUE A "A NAÇÃO" DISSE O PREFEITO FRANCISCO ALMEIDA DE SOUZA LIMA, NUMA RAPIDA ENTREVISTA
A administração Punaro Bley — Um municipio sem dividas — Serviço de Hygiene e Saude — Da Instrucção Publica — Melhoramentos do periodo da annex ação — As possibilidades economicas do municipio — Estradas de rodagem — Alguns dados historicos.
Risonha e linda, Villa Vela vive a dois passos de Victoria.
Antigamente, era para ella que se voltavam todas as attenções... Villa Velha era a capital do Estado, e isso lhe bastava para que fosse tudo, conceito geral.
Decorreram os tempos, e Victoria, em virtude de varios factores, dentre os quaes vale a pena notar o respectivo porto abrigado que possue, levou o melhor, sobre Villa Velha.
Nem por isso, entretanto, esse poetico recanto deixou de ser a attracção maior, e mais bella, dos que desembarcam na capital espiritosantense.
Todos o indicam como o mais lindo. Seu panorama é, realmente maravilhoso, Villa Velha, com o seu casario branco, estende-se
por uma planicie admiravel. E, se não tivesse outros attrativos, bastaria ao turista que a visitasse, a belleza e o encanto do seu secular e originalissimo Convento da Penha, de onde se descortina, ao longe, emoldurada, a maravilhosa téla de Victoria.
A ADMINISTRAÇÃO PUNARO BLEY
Tendo visitado Villa Velha, a "A NAÇÃO", poude ouvir o prefeito sr. Francisco Almeida de Souza Lima, cavalheiro dos mais operosos e que, como administrador é, sem duvida, uma das capacidades mais surprehendentes do periodo de paz, de ordem e do trabalho que desde o advento da revolução, iniciou-se no Espirito Santo.
Preferindo, inicialmente, encarar a situação politica do Estado, o sr. Souza Lima assim falou:
A situação política do Estado é a melhor possivel dada actuação superior do respectivo Interventor Cap. Punaro Pley, que vem imprimindo aos negocios do Estado, a melhor orientação politico-social-economica, concertando as suas finanças, promovendo melhoramentos de vulto, ampliando e modernizando o ensino, intensificando construcções de estradas,
doptando a instrucção publica de melhoramentos como sejam os edificios em diversas cidades do Estado para Grupos Escolares, além de outros realizados no Estado, como o Hospital-Colonia de Itanhenga, etc.
Category | Arts & Literature |
Sensitivity | Normal - Content that is suitable for ages 16 and over |

Playing Next
Related Videos


Siribeira Iate Clube (Guarapari - 1947).
15 hours ago


Carlos Bloomer Reeve, o Engenheiro Reeve (1897).
1 day, 19 hours ago


As Empresas de Navegação a Vapor do Espírito Santo (1850)
2 days, 15 hours ago


Espírito Santo em Dimensão Nacional (Revista O Cruzeiro - 1968)
2 days, 18 hours ago
Warning - This video exceeds your sensitivity preference!
To dismiss this warning and continue to watch the video please click on the button below.
Note - Autoplay has been disabled for this video.
This advertisement has been selected by the video's creator, Memória Capixaba.
This advertisement has been selected by BitChute. Displaying these adverts helps support the growth and sustainability of the platform.
This advertisement has been sourced through third party advertising partners on behalf of BitChute. Displaying these adverts helps support the growth and sustainability of the platform.
For more information on how BitChute processes your data, and to learn how to opt out of advertising, see our Privacy Policy.